Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento:

Justificativas

Era morador(a) da Capitania
Não possuía as terras com justo título
Pretendia pagar foro
Solicitou isenção de pagamento de pensão
Solicitou pagar somente o dízimo
Observações:

* O requerente, Caetano de Melo de Albuquerque, alegou que ja possuia 50 bracas de terra que comprara a Agostinho Antunes (nao consta na Plataforma SILB), que anteriormente havia sido de Gaspar Carvalho (nao consta na Plataforma SILB) ou de Manuel Pinheiro Teixeira (RN 0989; este sesmeiro recebeu mais quatro concessoes: RN 0066, RN 0138, RN 0485 e RN 0561). No entanto, o suplicante alega que essas terras eram inuteis para plantar pois eram constituidas por tabuleiros e areias, e tambem estavam desgastadas, por isso nao produziam mais coisa alguma. Desta forma, o suplicante estava requerendo mais cem bracas de terra. * No documento original, o requerimento estava inserido na carta de concessao. Desta forma, nao apresentava a data, apenas as justificativas do pedido.

Sesmarias

Localidade: Cidade do Natal
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Sul Sebastiao Cardoso Batalha
Confrotante Leste Bento Vieira Cardoso
Confrotante Oeste Manuel Rodrigues de Sá
Limites

A sesmaria requerida pelo suplicante, Caetano de Melo de Albuquerque, localizava-se na cidade do Natal perto do rio de beber agua, possuindo 100 bracas e fazia fronteira ao sul com as terras de Sebastiao Cardoso Batalha (este sesmeiro possuia tres sesmarias: RN 0947, RN 0973, RN 1036; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta) que haviam pertencido a Manuel da Rocha (existe um sesmeiro com este nome registrado na Plataforma SILB, mas, acredita-se que ele nao era o mesmo referido nesta carta), ao leste, com as terras de Bento Viera Cardoso (este sesmeiro possuia uma sesmaria: RN 0995, mas, nao foi possivel identificar se ela corresponde a referida nesta carta) e ao oeste com as terras de Manuel Rodrigues de Sa (existe um sesmeiro com este nome registrado na Plataforma SILB, mas, acredita-se que ele nao era o mesmo referido nesta carta).

Observações:

* Na carta nao consta a direcao pela qual as terras de Manuel Rodrigues de Sa confrontavam com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal Oeste.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Data de Sesmaria
Fonte: Fundo documental do IHGRN. Caixa 06 de cartas e provisões do Senado da Câmara. Livro 17 (1728 – 1736). Fl. 39.
Data de concessão: 22/11/1730
Autoridade: Câmara
Nome da autoridade: Bonifacio da Rocha Viera, Ilario de Castro Rocha, Joao de Lima Ferras e Luis Teixeira da Silva
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: * No documento a data de registro aparece como anterior a data de concessao. Desta maneira, a data de registro foi igualada a data de concessao.

Registros

Número 1
Data de concessão: 1730-11-22
Local: Cidade do Natal
Livro: 17 dos Registros das Cartas e Provisoes do Senado da Camara
Escrivão: Bento Ferreira Mousinho

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Caetano de Melo e Albuquerque

Nome original: Caetano de Mello e Albuquerque
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
RN - Rio Grande do Norte
Capitania onde mora
RN - Rio Grande do Norte
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu seis concessoes: uma no rio Carau, em 1706 (RN 0053); uma na Serra Negra, em 1717 (RN 0385); duas na cidade do Natal, uma em 1730 (RN 1122), e outra em 1736 (RN 1161); uma no riacho Camaragibe, em 1736 (RN 0453); e uma cuja localidade nao se pode verificar, em 1739 (RN 0483). * Nas cartas RN 0385 e RN 0053, a ocupacao do sesmeiro aparece como capitao-mor. * Nas cartas RN 0453, RN 0483 e RN 1161, a ocupacao do sesmeiro aparece como coronel. * Na carta RN 1122, a ocupacao do sesmeiro aparece como Sargento-mor * Nas cartas RN 0053, RN 0385, RN 0453 e RN 1161, o sesmeiro consta como morador da capitania do Rio Grande. * Na carta RN 0483, nao aparece a ocupacao do sesmeiro.

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex