Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 01/02/1814

Justificativas

As terras eram devolutas
Pretendia aumentar as rendas reais
Pretendia cultivar
Tinha escravos
Observações:

* Esta carta de sesmaria consta em duas fontes diferentes: foi publicada no quarto volume da Documentacao Historica Pernambucana e ha uma copia datilografada em uma documentacao da Biblioteca da Biblioteca Publica do estado de Pernambuco. Na primeira fonte, ha apenas extratos de cartas de sesmaria; na segunda, algumas cartas constantes na primeira fonte encontram-se completas. As informacoes escritas nos campos nominados "observação" serao diferenciadas segundo a sua procedencia, ja que se dispoe de duas fontes diferentes. Se a informacao constar na Documentacao Historica Pernambucana, sera colocada apos o escrito a sigla "DHP"; se a informacao consta na documentacao da Biblioteca Publica, sera colocada apos o escrito a sigla "BPPE". * O suplicante alegou que as terras nao haviam pau-brasil e madeiras (BPPE). * O suplicante alegou que tinha mais de vinte escravos (BPPE). * Foi afirmado que as terras pertenciam ao suplicante, Tomas Antonio Maciel Monteiro e seu irmao, que teria falecido, Antonio Francico Maciel Monteiro (BPPE).

Sesmarias

Localidade: Garanhuns (Gravata Assu)
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Terras devolutas
Confrotante Sul Terras devolutas
Confrotante Leste Terras devolutas
Confrotante Oeste Terras devolutas
Confrotante Norte Antonio da Silva
Confrotante Sul Francisco Casado Lima
Confrotante Leste Varzea de canas de Antonio Ramos
Confrotante Oeste Os
Confrotante Oeste Caminho que seguia para engenho do Valentino
Limites

Neste requerimento de sesmaria, constam duas limitacoes distintas. a primeira foi apresentada pelo suplicante e a segunda foi resultado da medicao e demarcacao realizadas.


A sesmaria requerida localizava-se no lugar chamado Gravata Assu, limitando-se "pelos quatro ventos", com terras devolutas (BPPE).


A sesmaria requerida limitava-se com as terras de Antonio da Silva (Nao consta na Plataforma SILB), proximas ao Gravata-Assu, no lugar chamado Pitombeira. As terras limitavam-se, tambem, com as terras de Francisco Casado Lima (PE 0315), com uma varzea de canas de Antonio Ramos (Nao consta na Plataforma SILB), com os "algodoes" de Manoel Jose (Nao consta na Plataforma SILB) e com um caminho que seguia para o engenho do Valentino.

Observações:

* Na carta, consta que foi realizada a medicao e a demarcacao desta sesmaria, pelo juiz de sesmarias da vila de Santo Antao Antonio Joaquim Alexandre Moniz, acompanhado do piloto Jose Rodrigues Parto e do ajudante da coroa Manuel Felipe do Rego (BPPE).
* Na carta, nao ha referencia da direcao pela qual as terras de Antonio da Silva, as terras de Francisco Casado Lima, a varzea de canas de Antonio Ramos, os "algodoes" de Manoel Jose e o caminho que seguia para engenho do Valentino, confrontavam com as terras requeridas. Desta forma, foram atribuidos os pontes cardeais, norte, sul, leste e oeste, respectivamente.

Exigência

Pagou-se meias anatas/novos direitos

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: Documentacao Historica Pernambucana: sesmarias. Recife: SECRETARIA DE EDUCACAO E CULTURA BIBLIOTECA PUBLICA, 1959.p.33, 38. V.4;BPPE, Sesmarias de Pernambuco 1821, fls. 206-209.
Data de concessão: 12/07/1822
Autoridade: Junta Governativa
Nome da autoridade: Junta Provisoria do Governo de Pernambuco
Passou pelo provedor: de Santo Antao
Passou pela câmera:
Passou pelo escrivão: NA
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: Esta carta de sesmaria consta em duas fontes diferentes: foi publicada no quarto volume da Documentacao Historica Pernambucana e ha uma copia datilografada em uma documentacao da Biblioteca da Biblioteca Publica do estado de Pernambuco. Na primeira fonte, ha apenas extratos de cartas de sesmaria; na segunda, algumas cartas constantes na primeira fonte encontram-se completas. * Junta provisoria: Gervasio Pires Ferreira, o presidente, Bento Jose da Costa, Joaquim Jose de Miranda, Manuel Inacio de Carvalho, Filipe Neri Ferreira, Antonio Jose Vitoriano Borges Fonseca e Laurentino Antonio Moreira de Carvalho, o secretario. * Na carta, nao constam os nomes do procurador da coroa e do escrivao da fazenda (BPPE). * Foi solicitado para a Camara de Santo Antao fixar editais, para verificar se as terras requeridas eram realmente devolutas e para evitar que houvessem terceiros prejudicados (BPPE).

Registros

Número 1
Data de concessão: 1822-07-12
Local: Recife
Livro: da Secretaria da Capitania
Escrivão: Manuel dos Passos e Figueroa
Número 2
Data de concessão: 1822-07-12
Local: Recife
Livro: da Junta da Fazenda Publica
Escrivão: Manuel dos Passos e Figueroa

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Tomas Antonio Maciel Monteiro

Nome original: Thomaz Antonio Maciel Monteiro
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, em 1822, em Garaunhuns (PE 0263).
* Na carta PE 0263, a ocupacao do sesmeiro consta como Desembargador.

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex