Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 20/03/1810

Justificativas

As terras eram devolutas
Pretendia pagar foro
Observações:

* Esta carta de sesmaria consta em duas fontes diferentes: foi publicada no quarto volume da Documentacao Historica Pernambucana e ha uma copia datilografada em uma documentacao da Biblioteca da Biblioteca Publica do estado de Pernambuco. Na primeira fonte, ha apenas extratos de cartas de sesmaria; na segunda, algumas cartas constantes na primeira fonte encontram-se completas. As informacoes escritas nos campos nominados "observação" serao diferenciadas segundo a sua procedencia, ja que se dispoe de duas fontes diferentes. Se a informacao constar na Documentacao Historica Pernambucana, sera colocada apos o escrito a sigla "DHP"; se a informacao consta na documentacao da Biblioteca Publica, sera colocada apos o escrito a sigla "BPPE". * O suplicante alegou que aumentaria a "agricultura do pais" (BPPE).

Sesmarias

Localidade: Julgado de Garanhuns
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Francisco Jose dos Santos
Confrotante Sul Joao Paulo de Vasconcelos
Confrotante Leste Serra das Plameiras
Confrotante Oeste Manuel Rodrigues
Confrotante Leste Rita Maria de Conceicao
Limites

Nesta sesmaria, constam duas limitacoes diferentes.
De acordo com as confrontacoes apresentadas pelo requerente, a sesmaria requerida limitava-se ao norte com terras de Francisco Jose dos Santos (nao consta na Plataforma SILB); ao sul com terras de Joao Paulo de Vasconcelos (nao consta na Plataforma SILB); ao leste com a serra da Palmeira; e pelo oeste com terras de Manuel Rodrigues (existe um homonimo no RN, mas nao existe a possibilidade de serem a mesma pessoa. Ha uma diferenca de quase 200 anos entre as concessoes RN 0116 e RN 0117 e a PE 0240). A autoridade responsvel fez uma correcao nos limites desta sesmaria, em funcao dos embargos feitos para a concessao da sesmaria por Manuel Ferreira da Silva, Joao Paulo de Vasconcelos e Rita Maria de Conceicao. Aparentemente, estas pessoas reclamaram que teriam as suas invadidas caso a sesmaria fosse concedida, quando expostos os editais em local publico. Pela retificacao, as terras requeridas limitavam-se, ao norte, com as terras de Francisco Jose dos Santos (Nao consta na Plataforma SILB), ao sul, com terras de Joao Paulo de Vasconcelos, ao leste com terra de Rita Maria de Conceicao (Nao consta na Plataforma SILB) e, ao oeste, com terras de Manuel Rodrigues.

Observações:

NA

Exigência

Pagou-se meias anatas/novos direitos

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: Documentacao Historica Pernambucana: sesmarias. Recife: SECRETARIA DE EDUCACAO E CULTURA BIBLIOTECA PUBLICA, 1959.p.23. V.4; BPPE, Sesmarias de Pernambuco 1821, fls. 158-159.
Data de concessão: 08/08/1816
Autoridade: Governador
Nome da autoridade: Caetano Pinto de Miranda Montenegro
Passou pelo provedor: de Santo Antao
Passou pela câmera:
Passou pelo escrivão: NA
Despacho farovável: Sim
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: * Esta carta de sesmaria consta em duas fontes diferentes: foi publicada no quarto volume da Documentacao Historica Pernambucana e ha uma copia datilografada em uma documentacao da Biblioteca da Biblioteca Publica do estado de Pernambuco. Na primeira fonte, ha apenas extratos de cartas de sesmaria; na segunda, algumas cartas constantes na primeira fonte encontram-se completas. * Na carta, nao constam os nomes do procurador da coroa e do escrivao da fazenda (BPPE). * Foi solicitado para a Camara de Santo Antao fixar editais, para verificar se as terras requeridas eram realmente devolutas e para evitar que houvessem terceiros prejudicados (BPPE). * Esta sesmaria tambem contou com o despacho do desembargador ouvidor interina da comarca do sertao, Antonio Jose Pereira de Miranda Leite. Consta que o suplicante teve de fazer uma "justificacao". Pela carta, entende-se que foi uma retificacao dos limites.

Registros

Número 1
Data de concessão: 1816-08-08
Local: Recife
Livro: da Secretaria da Capitania
Escrivão: Filipe Esteves Alves
Número 2
Data de concessão: 1816-08-08
Local: Recife
Livro: da Junta da Real Fazenda
Escrivão: Filipe Esteves Alves

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Manuel Goncalves Chaves

Nome original: Manuel Goncalves Chaves
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
NA - NA
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, em 1816, em Garanhuns (PE 0240).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex