Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 20/11/1794

Justificativas

Alegou que já ocupava a terra requerida
As terras eram devolutas
Era morador(a) da Capitania
Pretendia fazer engenho de açúcar
Observações:

* Esta carta de sesmaria consta em duas fontes diferentes: foi publicada no quarto volume da Documentacao Historica Pernambucana e ha uma copia datilografada em uma documentacao da Biblioteca da Biblioteca Publica do estado de Pernambuco. Na primeira fonte, ha apenas extratos de cartas de sesmaria; na segunda, algumas cartas constantes na primeira fonte encontram-se completas. As informacoes escritas nos campos nominados "observação" serao diferenciadas segundo a sua procedencia, ja que se dispoe de duas fontes diferentes. Se a informacao constar na Documentacao Historica Pernambucana, sera colocada apos o escrito a sigla "DHP"; se a informacao consta na documentacao da Biblioteca Publica, sera colocada apos o escrito a sigla "BPPE". * O suplicante, Gregorio de Oliveira Costa, afirmou que se comunicava por cartas com Pedro de Araujo de Almeida. Este ultimo afirmava que era senhor de tres leguas em quadra que se encontravam incultas, localizadas na freguesia de Camaragibe, distrito da vila de Porto Calvo. Pedro teria proposto ao suplicante ceder as terras que possuia para que Gregorio erigisse um engenho de acucar. O suplicante descobriu, ao apresentar ao tabeliao a sesmaria, que as terras cedidas por Pedro nao lhes pertenciam, pois somente possuia "documentos juntos". Portanto, teria enganado o suplicante, que ja havia gasto oito mil cruzados. Dessa forma, tendo em vista o "irreparavel prejuizo", Gregorio solicitou parte destas terras para si. * O suplicante alegou que ja ocupava as terras desde o ano de 1792, ano da erecao do engenho. * O suplicante alegou que as terras eram devolutas, pois o unico opositor para a concessao da sesmaria requerida havia desistido, Antonio Jose Acioli.

Sesmarias

Localidade: Porto Calvo (Freguesia de Camaragibe)
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Rio Camaragibe
Confrotante Sul Patrimonio regio
Limites

A sesmaria comecava onde acabavam as terras do engenho de cima, seguindo pelo rio Camaragibe em direcao ao sertao, ate o riacho Enberibinha. As terras limitavam-se, ao norte, com o rio Camaragibe e, ao sul, com terras com terra do patrimonio regio.

Observações:

NA

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: Documentacao Historica Pernambucana: sesmarias. Recife: SECRETARIA DE EDUCACAO E CULTURA BIBLIOTECA PUBLICA, 1959.p. 8. V.4; BPPE, Sesmarias de Pernambuco 1821, fls. 48-51.
Data de concessão: 27/03/1795
Autoridade: Governador
Nome da autoridade: Tomas Jose de Melo (Dom)
Passou pelo provedor: NA
Passou pela câmera:
Passou pelo escrivão: NA
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: * Esta carta de sesmaria consta em duas fontes diferentes: foi publicada no quarto volume da Documentacao Historica Pernambucana e ha uma copia datilografada em uma documentacao da Biblioteca da Biblioteca Publica do estado de Pernambuco. Na primeira fonte, ha apenas extratos de cartas de sesmaria; na segunda, algumas cartas constantes na primeira fonte encontram-se completas. * Na carta, nao constam os nomes do procurador da coroa e do escrivao da fazenda (BPPE). * Foi solicitado para a Camara responsavel pela vila de Porto calvo fixar editais, para verificar se as terras requeridas eram realmente devolutas e para evitar que houvessem terceiros prejudicados (BPPE).

Registros

Número 1
Data de concessão: 1795-03-27
Local: Recife
Livro: da Secretaria da Capitania
Escrivão: Manuel Barbosa da Silva Garcia
Número 2
Data de concessão: 1795-03-27
Local: Recife
Livro: da Contadoria da Real Fazenda
Escrivão: Manuel Barbosa da Silva Garcia

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Gregorio de Oliveira Costa

Nome original: Gregorio de Oliveira Costa
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, em 1795, em Porto Calvo (PE 0191).
* Na carta PE 0191, o sesmeiro consta como morador de Recife.

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex