Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento:

Justificativas

Alegou que já ocupava a terra requerida
Era morador(a) da Capitania
Não possuía as terras com justo título
Observações:

* Nas cartas de concessao da capitania da Paraiba nao consta a data do requerimento. * Os requerentes, Antonio Francisco de Paiva e Jose Pedro de Carvalho, informaram que sendo demarcada a metade de uma sesmaria pertencente aos suplicantes, e que havia sido do seu defunto tio e sogro Pedro Coelho de Sousa (o sesmeiro recebeu uma sesmaria: PB 0153; entretanto, acredita-se, que nao corresponda a referida na carta), que, por sua vez, havia comprado do sesmeiro Andre Carneiro de Araujo (PB 0384), havia ficado fora da linha da demarcacao, a oeste, uma porcao de terras. Os requerentes alegaram que em outra demarcacao, realizada ha muito tempo, a requerimento do sargento-mor Antonio Borges da Fonseca (provavelmente PB 0882 ou PB 0883; o sesmeiro recebeu outra concessao: PB 0793), a leste desta demarcacao, havia um pequeno terreno, o qual os suplicantes possuiam de boa fe. Os requerentes solicitavam por sesmaria as duas terras que ficaram fora das demarcacoes citadas, sendo as terras contiguas; uma a leste da primeira demarcacao citada, e a outra a oeste, da segunda demarcacao citada.

Sesmarias

Localidade: Rio Gurinhem
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 2
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Rio Gurinhem
Confrotante Sul Joao Martins Grangeiro
Confrotante Sul Joao de Melo Azevedo
Confrotante Leste Antonio Borges da Fonseca
Confrotante Leste
Confrotante Oeste Pedro Coelho de Sousa
Confrotante Oeste Andre Carneiro de Araujo
Limites

Ao norte, a sesmaria confrontava com o rio Gurinhem, na barra do riacho da Volta. Ao sul, a sesmaria confrontava com outra sesmaria que havia sido concedida a Joao Martins Grangeiro (PB 0756), e, que, pertenciam no momento da concessao, a Joao de Melo Azevedo (o sesmeiro possuia uma sesmaria: PB 1122; mas, nao foi possivel confirmar se ela corresponde a referida na carta). A oeste, a sesmaria correspondia com a porcao de terras que havia sido de Pedro Coelho de Sousa (o sesmeiro recebeu uma sesmaria: PB 0153; entretanto, acredita-se, que nao corresponda a referida na carta), o qual havia comprado de Andre Carneiro de Araujo (PB 0384). A leste, a sesmaria confrontava com a sesmaria do sargento-mor Antonio Borges da Fonseca (provavelmente PB 0882 ou PB 0883; o sesmeiro recebeu outra concessao: PB 0793).

Observações:

* Os requerentes, Antonio Francisco de Paiva e Jose Pedro de Carvalho, informaram que sendo demarcada a metade de uma sesmaria pertencente aos suplicantes, e que havia sido do seu defunto tio e sogro Pedro Coelho de Sousa (o sesmeiro recebeu uma sesmaria: PB 0153; entretanto, acredita-se, que nao corresponda a referida na carta), que, por sua vez, havia comprado do sesmeiro Andre Carneiro de Araujo (PB 0384), havia ficado fora da linha da demarcacao, a oeste, uma porcao de terras. Os requerentes alegaram que em outra demarcacao, realizada ha muito tempo, a requerimento do sargento-mor Antonio Borges da Fonseca (provavelmente PB 0882 ou PB 0883; o sesmeiro recebeu outra concessao: PB 0793), a leste, havia um pequeno terreno, o qual os suplicantes possuiam de boa fe. Os requerentes solicitavam por sesmaria as duas terras que ficaram fora das demarcacoes citadas, sendo as terras contiguas; uma a leste da primeira demarcacao citada, e a outra a oeste da segunda demarcacao citada. * Na carta, consta que a sesmaria possuia no comprimento, de norte a sul, uma extensao de tres quartos de leguas (0,75L).

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: TAVARES, Joao de Lyra. Apontamentos para a Historia Territorial da Parahyba. 2. ed. Mossoro: Escola Superior de Agricultura de Mossoro, 1989. p. 522-523.
Data de concessão: 07/11/1817
Autoridade: Governador
Nome da autoridade: Tomas de Sousa Mafra
Despacho farovável: Sim
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: NA

Registros

Número 1
Data de concessão: 0000-00-00
Local: NA
Livro: NA
Escrivão: NA

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (2)

Nome: Antonio Francisco de Paiva

Nome original: Antonio Francisco de Paiva
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O suplicante recebeu tres concessoes. Uma no Serido, em 1787 (PB 0891), e duas no rio Gurinhem, em 1796 (PB 1033) e em 1817 (PB 1122). * Na carta PB 1122, o sesmeiro foi apresentado como capitao e morador no Pilar. Nesta carta, consta ainda que Antonio Francisco de Paiva e Jose Pedro de Carvalho tinham como tio e sogro o defunto Pedro Coelho de Sousa, que havia sido sesmeiro (PB 0153).

Nome: Jose Pedro de Carvalho

Nome original: Jose Pedro de Carvalho
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
PB - Paraíba
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, no rio Gurinhem, em 1817 (PB 1122). * Na carta PB 1122, o sesmeiro foi apresentado como morador no Pilar. Nesta carta, consta ainda que Antonio Francisco de Paiva e Jose Pedro de Carvalho tinham como tio e sogro o defunto Pedro Coelho de Sousa, que havia sido sesmeiro.

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex