Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento:

Justificativas

Alegou que já ocupava a terra requerida
Não possuía as terras com justo título
Observações:

* Nas cartas de concessao da capitania da Paraiba nao consta a data do requerimento. * O requerente, Ambrosio Ferreira da Costa, informou que seu falecido pai, Inocencio Martins Ferreira (nao consta na Plataforma SILB), ha mais de vinte anos havia assenhoreado-se de uma porcao de terras, as quais havia comprado dos Reverendos Congregados do Oratorio de Sao Filipe Neri de Pernambuco, que por sua vez, haviam recebido por doacao do coronel Manuel da Fonseca Rego, de Joao de Oliveira Neves, de Apolinario Pereira, de Lazaro Frazao, de Matias Sicio e de Manuel Gomes (PE 0007). Estes ultimos haviam recebido as terras por sesmaria, no dia 24 de janeiro de 1691 (PE 0007), pelo governador de Pernambuco, Antonio Machado da Silva e Silva e Castro. O requerente alegou que devido ao fato de nao ter confirmacao, pedia a concessao da sesmaria com tres leguas de comprimento e uma legua de largura (a sesmaria concedida primeiramente possuia vinte e uma leguas de dimensao).

Sesmarias

Localidade: Riacho dos Fundoes
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Aguas do Cariri
Confrotante Sul Terras do Capibaribe
Confrotante Leste Terras do Capibaribe
Confrotante Oeste Aguas do Cariri
Limites

A sesmaria localizava-se na serra de Jacarara, sitio da Lagoa, termo da Vila Real Sao Joao do Cariri de Fora (atual Sao Joao do Cariri). A sesmaria situava-se ainda pelo riacho dos Fundoes abaixo. A leste e sul, a sesmaria confrontava com terras do Capibaribe, comarca de Pernambuco. A oeste e norte, a sesmaria confrontava com aguas do Cariri.

Observações:

* A sesmaria havia sido herdada ao requerente, Ambrosio Ferreira da Costa, por meio do seu pai, Inocencio Martins Ferreira (nao consta na Plataforma SILB), que havia comprado as terras dos Reverendos Congregados do Oratorio de Sao Filipe Neri de Pernambuco, que por sua vez, haviam recebido por doacao do coronel Manuel da Fonseca Rego, de Joao de Oliveira Neves, de Apolinario Pereira, de Lazaro Frazao, de Matias Sicio e de Manuel Gomes (PE 0007). Estes ultimos haviam recebido as terras por sesmaria, no dia 24 de janeiro de 1691 (PE 0007). O requerente alegou que devido ao fato de nao ter confirmacao, pedia a concessao da sesmaria com tres leguas de comprimento e uma legua de largura (a sesmaria concedida primeiramente possuia vinte e uma leguas de dimensao). * Na carta, ha um anexo que corresponde a carta de sesmaria concedida a Manuel da Fonseca Rego, Joao de Oliveira Neves, Apolinario Pereira, Lazaro Frazao, Matias Sicio e Manuel Gomes (PE 0007).

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: TAVARES, Joao de Lyra. Apontamentos para a Historia Territorial da Parahyba. 2. ed. Mossoro: Escola Superior de Agricultura de Mossoro, 1989. p. 501.
Data de concessão: 18/02/1807
Autoridade: Governador
Nome da autoridade: Amaro Joaquim Raposo Albuquerque
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: NA

Registros

Número 1
Data de concessão: 0000-00-00
Local: NA
Livro: NA
Escrivão: NA

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Ambrosio Ferreira da Costa

Nome original: Ambrozio Ferreira da Costa
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: Inocencio Marins Ferreira
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
PB - Paraíba
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, no termo da Vila Real Sao Joao do Cariri de Fora, em 1807 (PB 1071). * Na carta PB 1071, Ambrosio Ferreira da Costa informou que seu falecido pai, Inocencio Martins Ferreira (nao consta na Plataforma SILB), ha mais de vinte anos havia assenhoreado-se de uma porcao de terras, as quais havia comprado dos Reverendos Congregados do Oratorio de Sao Filipe Neri de Pernambuco, que por sua vez, haviam recebido por doacao do coronel Manuel da Fonseca Rego, Joao de Oliveira Neves, Apolinario Pereira, Lazaro Frazao, Matias Sicio e Manuel Gomes (PE 0007). Estes ultimos haviam recebido as terras por sesmaria no governo de Pernambuco, no dia 24 de janeiro de 1691 (PE 0007).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex