Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento:

Justificativas

Alegou que já ocupava a terra requerida
Observações:

* Nas cartas de concessao da capitania da Paraiba nao consta a data do requerimento. * O requerente, Antonio Goncalves de Melo, informou que possuia tres leguas de terras de comprimento e uma legua de largura no termo da Vila Nova da Rainha (atual Campina Grande; o sesmeiro recebeu mais quatro concessoes: PB 0595, PB 0829, PB 0760 e PB 1056; mas acredita-se que nenhum delas corresponda a referida na carta). O requerente alegou que devido ao fato de ter acontecido um roubo na casa do suplicante, entre alguns papeis e outras coisas, haviam furtado a carta de sesmaria do sitio referente as terras citadas, e, por nao haver registro na secretaria por ser muito antigo, requeria a concessao de nova data de sesmaria, para sua seguranca.

Sesmarias

Localidade: Termo de Vila Nova da Rainha, atual Campina Grande
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Oeste Terras de Nossa Senhora do Desterro do Tambe
Limites

A sesmaria localizava-se no termo de Vila Nova da Rainha, atual Campina Grande. A sesmaria iniciava-se no local chamado Campestres, testada das terras de Nossa Senhora do Desterro do Tambe, pelo riacho Surrao acima, ate a barra do riacho Quati, e deste ultimo riacho, seguindo acima dele e pela estrada do Brejo Fagundes, confrontando com outra data "do dito sogro" (nao foi possivel identificar quem seria o sogro ou se o sogro era do suplicante ou de outra pessoa).

Observações:

* Nao foi possivel confirmar o historico da sesmaria requerida. * Na carta, nao consta a direcao em que as terras de Nossa Senhora do Desterro do Tambe confrontavam com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal oeste.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: TAVARES, Joao de Lyra. Apontamentos para a Historia Territorial da Parahyba. 2. ed. Mossoro: Escola Superior de Agricultura de Mossoro, 1989. p. 496.
Data de concessão: 21/11/1805
Autoridade: Governador
Nome da autoridade: Amaro Joaquim Raposo Albuquerque
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: NA

Registros

Número 1
Data de concessão: 0000-00-00
Local: NA
Livro: NA
Escrivão: NA

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Antonio Goncalves de Melo

Nome original: Antonio Goncalves de Mello
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
PB - Paraíba
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu cinco concessoes. A primeira na serra Quati, em 1763 (PB 0595), a segunda em Pombal, em 1778 (PB 0760), a terceira em Pianco, em 1784 (PB 0829), a quarta na ribeira do Cariri de Fora, em 1805 (PB 1056), e a quinta na Vila Nova da Rainha (atual Campina Grande), em 1805 (PB 1058). * Na carta PB 0595, o sesmeiro, Antonio Goncalves de Melo, foi apresentado como morador no Poco Verde. * Na carta PB 0760, o sesmeiro morava em Pombal. * Na carta PB 0829, o suplicante residia em Pianco. * Nas cartas PB 1056 e PB 1058, nao constava onde o sesmeiro morava. * Na carta PB 0595, o sesmeiro foi apresentado como capitao. * Nas cartas PB 0760, PB 0829 e PB 1058, o sesmeiro foi apresentado como sargento mor. * Na carta PB 1056, nao ha ocupacao do sesmeiro. * Na carta PB 0845, o sesmeiro Antonio Goncalves de Melo Junior foi apresentado como filho do sesmeiro Antonio Goncalves de Melo. * Na carta PB 1062, o sesmeiro Francisco Jose de Andrade informou que havia recebido uma sesmaria por dote do seu sogro Antonio Goncalves de Melo, que por sua vez, havia recebido por heranca de Francisco de Arruda Camara (ha dois sesmeiros homonimos na Plataforma SILB com o nome de Francisco de Arruda Camara; acredita-se que provavelmente corresponda a Francisco de Arruda Camara (PB 1) por ser mais distante as datas das concessoes realizadas para ele), que a recebeu como data de sesmaria no dia 10 de marco de 1753 (Francisco de Arruda Camara (PB 1) possuia cinco sesmarias: PB 0243, PB 0246, PB 0286, PB 0287 e PB 0295); mas, acredita-se que nenhuma delas corresponda a referida na carta).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex