Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento:

Justificativas

Alegou que já ocupava a terra requerida
As terras eram devolutas
Não possuía as terras com justo título
Observações:

* Nas cartas de concessao da Capitania da Paraiba nao consta a data do requerimento. * O requerente, Jose de Gomes Correa, informou que possuia um sitio chamado Cachoeira, na ribeira do Cariri de Fora, o qual tambem havia possuido seu pai Manuel Correa Pinto (o sesmeiro recebeu uma concessao: PB 0208; acredita-se que possa corresponder a esta sesmaria ou, entao, ela localizava-se proxima da mesma). O requerente alegou que nao havia noticia que as terras requeridas haviam sido concedidas anteriormente por sesmaria. Para "legitimidade de sua posse", o requerente pretendia obter data de sesmaria anexando para as mesmas terras, outras terras incultas, formando as tres leguas de comprimento e uma legua de largura.

Sesmarias

Localidade: Cariri de Fora
Ribeira: do Cariri de Fora
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Leste Sitio Campinotes
Confrotante Leste Olho dagua do Poco
Confrotante Leste Olho dagua do Rego do Pimentel
Confrotante Oeste Sitio Zumbi - Mares Pequenos
Limites

A sesmaria correspondia a um sitio chamado Cachoeira, na ribeira do Cariri de Fora. A sesmaria iniciava-se no olho dagua de Tapera, percorrendo um riacho acima chamado Riachao, com uma legua de comprimento, confrontando com terras do sitio Campinotes e do olho dagua do Poco, ate o chamado Rego do Pimentel. Com duas leguas, a sesmaria confrontava com o sitio Zumbi, chamado Mares Pequenos. A sesmaria possuia ainda meia legua de largura para cada lado.

Observações:

* O requerente, Jose de Gomes Correa, informou que possuia um sitio chamado Cachoeira, na ribeira do Cariri de Fora, o qual tambem havia possuido seu pai Manuel Correa Pinto (o sesmeiro recebeu uma concessao: PB 0208; acredita-se que possa corresponder a esta sesmaria ou, entao, ela localizava-se proxima da mesma). O requerente alegou que nao havia noticia que as terras requeridas haviam sido concedidas anteriormente por sesmaria. Portanto, acredita-se, que a sesmaria era primordial, e havia sido passada por heranca ao requerente, Jose de Gomes Correa, por meio do seu pai, Manuel Correa Pinto. * Na carta, nao consta a direcao em que o sitio Campinotes e o olho dagua do Poco confrontavam com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal leste. * Na carta, nao consta a direcao em que o sitio Zumbi confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal oeste.

Exigência

Determinou-se não compreender vieiros ou minas, conforme a lei e o foral das sesmarias

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: TAVARES, Joao de Lyra. Apontamentos para a Historia Territorial da Parahyba. 2. ed. Mossoro: Escola Superior de Agricultura de Mossoro, 1989. p. 373.
Data de concessão: 03/03/1778
Autoridade: Capitão Mor
Nome da autoridade: Jeronimo Jose de Melo e Castro
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho:
Observação registro provedoria:

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Jose de Gomes Correa

Nome original: Jose de Gomes Correia
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: Manuel Correa Pinto
Indio: Não
Sesmeiro pai: Sim
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, na ribeira do Cariri de Fora, em 1778 (PB 0743). * Na carta PB 0743, consta a informacao que o sesmeiro Jose de Gomes Correa era filho do sesmeiro Manuel Correa Pinto (PB 0208).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex