Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento:

Justificativas

Alegou possuir curral
Alegou que já ocupava a terra requerida
Não possuía as terras com justo título
Tinha gado
Observações:

* Nas cartas de concessao da Capitania da Paraiba nao consta a data do requerimento. * A requerente, Joana Maia Martins, informou que seu marido defunto Pedro Velho Barreto (existe um sesmeiro com este nome registrado na Plataforma SILB, com uma sesmaria (PE 0108) na capitania de Pernambuco, mas, nao foi possivel confirmar se corresponde a mesma pessoa referida na carta), havia comprado a casa da Torre (pertencente a familia dos Avilas, oriundos da capitania da Bahia) um sitio de terras de criar gados no sertao do Pianco, do qual os vendedores nao tinham titulos, mas apenas "a sua antiga e quase imemorial posse". A fim de evitar duvidas para o tempo futuro, a requerente pretendia haver por sesmaria o sitio de terras chamado da Serra, no qual, alegou que estava ha muitos anos com alojamento de gados, casas e currais.

Sesmarias

Localidade: Sertao do Pianco
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Oeste Severina Vieira
Confrotante Norte Serrote do Campo Comprido do Saco
Confrotante Sul Serra da Borborema
Confrotante Leste Sitios dos filhos da requerente Joana Maia Martins
Limites

A sesmaria principiava-se no riacho do Cavalo, que confrontava com outros sitios dos filhos da requerente, Joana Maia Martins. A leste, a sesmaria confrontava com os sitios dos filhos da requerente. A oeste, a sesmaria confrontava com o sitio Varzea do Ovo (PB 0451; Severina Vieira). Ao norte, a sesmaria confrontava com o serrote do Campo Comprido do Saco, que confrontava com a Serra Branca e o olho dagua do Macado. Ao sul, a sesmaria confrontava com a serra da Borborema.

Observações:

* A sesmaria foi comprada pelo marido defundo da requerente, Pedro Velho Barreto (existe um sesmeiro com este nome registrado na Plataforma SILB, com uma sesmaria (PE 0108) na capitania de Pernambuco, mas, nao foi possivel confirmar se corresponde a mesma pessoa referida na carta) a casa da Torre (pertencente a familia dos Avilas, oriundos da capitania da Bahia). * Na carta ha a informacao que a sesmaria possuia tres leguas de comprimento e uma legua de largura ou tres leguas de largura e uma legua de comprimento, ou uma legua e meia quadradas. Optou-se por utilizar a dimensao de sesmaria mais comum na epoca do pedido da sesmaria, que era a de tres leguas de comprimento por uma legua de largura.

Exigência

Determinou-se não compreender vieiros ou minas, conforme a lei e o foral das sesmarias

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Carta de Doação
Fonte: TAVARES, Joao de Lyra. Apontamentos para a Historia Territorial da Parahyba. 2. ed. Mossoro: Escola Superior de Agricultura de Mossoro, 1989. p. 246.
Data de concessão: 28/04/1757
Autoridade: Governador
Nome da autoridade: Jose Henrique de Carvalho
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho:
Observação registro provedoria:

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Joana Maia Martins

Nome original: Joanna Maia Martins
Estado civil: Viúvo(a)
Conjuge: Pedro Velho Barreto
Genero: Feminino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* A sesmeira recebeu apenas esta concessao, no sertao do Pianco, em 1757 (PB 0452). * Na carta PB 0452, a sesmeira foi apresentada como viuva do ajudante Pedro Velho Barreto (existe um sesmeiro com este nome registrado na Plataforma SILB, com uma sesmaria (PE 0108) na capitania de Pernambuco, mas, nao foi possivel confirmar se corresponde a mesma pessoa referida na carta).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex