Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento:

Justificativas

Alegou que já ocupava a terra requerida
Observações:

* O suplicante Leonardo Bezerra Monteiro alegou que ocupava o sitio Faye, no riacho do Faye, na ribeira do Quixelo. * O suplicante alegou que o sitio Faye havia sido pedido por data de sesmaria pelo capitao mor Simao Rodrigues Ferreira (este sesmeiro possuia quatro sesmarias: CE 0202, CE 0917, CE 1085 e CE 1086; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta, CE 1257), o qual vendeu posteriormente o sitio ao capitao Andre Dias (nao consta na Plataforma SILB). * O suplicante alegou que o capitao Andre Dias, ao falecer passou o sitio para sua mulher dona Lourenca de Carvalho (nao consta na Plataforma SILB). * O suplicante alegou que Andre Dias era administrador dos bens de sua mulher Lourenca de Carvalho, devido ao falecimento do pai desta Gregorio de Carvalho (nao consta na Plataforma SILB), razao pela qual foi passado o sitio por carta, o que se achava abonado no "seu formal de partilhas" (acredito que seja um documento que regule a distribuicao de bens em casos de inventario), e por virtude disso o suplicante estava senhoreando e possuindo o sitio Faye. * O suplicante alegou que a data que foi concedida ao capitao mor Simao Rodrigues Ferreira, nao estava registrada nos livros da secretaria do governo da capitania do Ceara por ser muito antiga, e nao haviam livros nesta epoca. * O suplicante solicitou a retificacao da data de sesmaria. * Na carta, nao consta a data da peticao. * Na carta, nao fica claro qual a relacao de Simao Rodrigues Ferreira com os outros individuos da historia, nem por que este terminou com as terras. No entanto

Sesmarias

Localidade: Sitio Faye
Ribeira: do Quixelo
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA

Nenhum confrontante.

Limites

A sesmaria requerida era o sitio do Faye, no riacho do Faye, na ribeira do Quixelo.

Observações:

* O suplicante Leonardo Bezerra Monteiro alegou que ocupava o sitio Faye, no riacho do Faye, na ribeira do Quixelo.
* O suplicante alegou que o sitio Faye havia sido pedido por data de sesmaria pelo capitao mor Simao Rodrigues Ferreira (este sesmeiro possuia quatro sesmarias: CE 0202, CE 0917, CE 1085 e CE 1086; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta, CE 1257), o qual vendeu posteriormente o sitio ao capitao Andre Dias (nao consta na Plataforma SILB).
* O suplicante alegou que o capitao Andre Dias, ao falecer passou o sitio para sua mulher dona Lourenca de Carvalho (nao consta na Plataforma SILB).
* O suplicante alegou que Andre Dias era administrador dos bens de sua mulher Lourenca de Carvalho, devido ao falecimento do pai desta Gregorio de Carvalho (nao consta na Plataforma SILB), razao pela qual foi passado o sitio por carta, o que se achava abonado no "seu formal de partilhas" (acredito que seja um documento que regule a distribuicao de bens em casos de inventario), e por virtude disso o suplicante estava senhoreando e possuindo o sitio Faye.
* O suplicante alegou que a data que foi concedida ao capitao mor Simao Rodrigues Ferreira, nao estava registrada nos livros da secretaria do governo da capitania do Ceara por ser muito antiga, e nao haviam livros nesta epoca.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Data de Sesmaria
Fonte: Datas de sesmarias. Fortaleza: Typographia Gadelha, 1926. v.12. p. 49 - 50.
Data de concessão: 10/06/1732
Autoridade: Capitão Mor
Nome da autoridade: Leonel de Abreu Lima
Despacho farovável: NA
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: NA

Registros

Número 1
Data de concessão: 0000-00-00
Local: NA
Livro: Onze das Datas do Governo da Capitania do Ceara, fls 27v - 28
Escrivão: Simao Goncalves de Sousa

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Leonardo Bezerra Monteiro

Nome original: Leonardo Bezerra Monteiro
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
CE - Ceará
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, no sitio Faye, em 1732 (CE 1257).
* Na carta CE 1257, nao aparece a ocupacao do sesmeiro.
* Na carta CE 1257, nao consta onde o sesmeiro morava.

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex