Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 07/01/1788

Justificativas

Alegou serem as terras devolutas nunca doadas anteriormente
Era morador(a) da Capitania
Pretendia usufruir dos campos, matas, águas e tudo o que mais existir
Tinha gado
Observações:

* O suplicante, Jose Francisco Pimentel, informou que as terras solicitadas serviam de logradouros e recrecao de seus gados e seria totalmente prejudicial se outra pessoa se intrometesse nas mesmas. * O suplicante informou que ja possuia um predio rustico, o qual estava situado sua fazenda de gados e por haver nas proximidades da mesma um riacho arido e silvestre solicitou data de sesmaria.

Sesmarias

Localidade: Riacho dos Cavalos
Ribeira: Quixeramobim
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte herdeiros de Jose Vaz Salgado
Confrotante Sul Antonio das Virgens
Limites

A sesmaria requerida possuia duas leguas, no riacho dos cavalos, sendo esta sobras da fazenda Moxore a qual pertencia aos herdeiros de Jose Vaz Salgado (nao consta na Plataforma SILB) e outra de Antonio das Virgens (nao consta na Plataforma SILB).

Observações:

* O capitao mor, Joao Batista de Azevedo solicitou aos oficiais da camara em 07/01/1788, que se fixasse editais publicos por tempo de trinta dias no distrito de Quixeramobim, onde foram solicitadas as terras pelo suplicante, Jose Francisco Pimentel, para assim se saber se alguem tinha alguma objecao.
* Os oficiais da camara da Vila da Fortaleza de Nossa Senhora da Assuncao, Nicolau Coelho de Sousa, Jose de Carvalho Lima, Jose Jacob de Freitas, informaram ao capitao mor Joao Batista de Azevedo, em 01/05/1789, que segundo o edital que foi mandado ser lavrado pelo senado de Santo Antonio de Quixeramobim com o termo de trinta dias, e que neste estava incluido o requerimento do suplicante, Jose Francisco Pimentel, foi publicado e fixado na forma como era estilo e passados os trinta dias deu o porteiro e escrivao do judicial, e por nenhuma pessoa ter se oposto, estariam devolutas e desaproveitadas, portanto poderiam ser doadas.
* Na carta, nao ha referencia para qual direcao as terras de Jose Vaz Salgado (nao consta na Plataforma SILB) confrontavam com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal norte.
* Na carta, nao ha referencia para qual direcao as terras de Antonio das Virgens (nao consta na Plataforma SILB) confrontavam com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal sul.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Data de Sesmaria
Fonte: Datas de sesmarias. Fortaleza. Tipographia Gadelha, 1926, v. 8. p. 43-45
Data de concessão: 03/06/1789
Autoridade: Capitão Mor
Nome da autoridade: Jose Francisco Pimentel
Passou pela câmera:
Despacho farovável: Sim
Nome do escrivão do despacho: Joao Jose da Costa
Observação registro provedoria: * O capitao mor, Joao Batista de Azevedo solicitou aos oficiais da camara em 07/01/1788, que se fixasse editais publicos por tempo de trinta dias no distrito de Quixeramobim, onde foram solicitadas as terras pelo suplicante, Jose Francisco Pimentel, para assim se saber se alguem tinha alguma objecao. * Os oficiais da camara da Vila da Fortaleza de Nossa Senhora da Assuncao, Nicolau Coelho de Sousa, Jose de Carvalho Lima, Jose Jacob de Freitas, informaram ao capitao mor Joao Batista de Azevedo, em 01/05/1789, que segundo o edital que foi mandado ser lavrado pelo senado de Santo Antonio de Quixeramobim com o termo de trinta dias, e que neste estava incluido o requerimento do suplicante, Jose Francisco Pimentel, foi publicado e fixado na forma como era estilo e passados os trinta dias deu o porteiro e escrivao do judicial, e por nenhuma pessoa ter se oposto, estariam devolutas e desaproveitadas, portanto poderiam ser doadas.

Registros

Número 1
Data de concessão: 1789-06-03
Local: Vila da Fortaleza de Nossa Senhora da Assuncao (Fortaleza)
Livro: da Secretaria da Capitania do Ceara
Escrivão: Jose de Faria

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Jose Francisco Pimentel

Nome original: Joze Francisco Pimentel
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
NA - NA
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concesao, no riacho dos Cavalos, em 1789 (CE 0617).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex