Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 12/08/1718

Justificativas

Alegou serem as terras devolutas por não terem sido aproveitadas pelo antigo sesmeiro
Era descobridor(a) das terras
Solicitou isenção de pagamento de pensão
Tinha gado cavalar
Tinha gado vacum
Observações:

* Os suplicantes, Manuel Rabelo e Joao Fernandes, alegaram que parte das terras que estavam solicitando haviam sido doadas anteriormente ao padre Filipe Paes Barreto (CE 0195; o sesmeiro recebeu mais tres concessoes: CE 0154, CE 0175, CE 0379), que nao as havia povoado no tempo determinado pela Coroa fazendo com que sua concessao prescrevesse, e dessa forma, os suplicantes requeriam as terras para si.

Sesmarias

Localidade: Rio Trairi
Ribeira: do Ceara
Area (hectáre): NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 2
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): 0 Léguas quadradas hectares
Confrotante Norte Rio Trairi
Confrotante Sul Aguas Doces
Confrotante Leste Rio Frecheiras
Limites

A sesmaria requerida possuia meia legua de largura no Rio Trairi, descendo pela costa ate as aguas doces, e tres leguas de comprimento por uma legua de largura, nas confrontacoes do rio Frecheiras.

Observações:

* O escrivao, Manuel Homem da Silva, informou ao capitao mor, Manuel da Fonseca Jaime, em 18/08/1718, que as terrras solicitadas pelos suplicantes, Joao Fernandes e Manuel Rabelo, no rio Frecheiras, haviam sido doadas em 15/01/1707 a Custodio Mendes mas que nao constava que as havia povoado, e as terras que os suplicantes alegaram pertencerem ao padre Filipe Pais Barreto (CE 0195; o sesmeiro recebeu mais tres concessoes: CE 0154, CE 0175, CE 0379), deveriam ser registradas em um prazo cujo tempo restante era o de quatro meses, segundo o livro da ordenacao, capitulo 42. Dessa forma, se o Padre Filipe Paes Barreto nao registrasse as terras que estavam em sua posse em quatro meses, este teria sua concessao prescrita, e alem disso, havia uma ordem regia na qual era determinado que nao fossem doadas terras aos missionarios.
* Na carta, nao ha referencia a direcao pela qual o rio Trairi confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal norte.
* Na carta, nao ha referencia a direcao pela qual as Aguas Doces confrontavam com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal sul.
* Na carta, nao ha referencia a direcao pela qual o rio Frecheiras confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal leste.
* Na carta nao foi especificado pelos suplicantes, Joao Fernandes e Manuel Rabelo, quantas leguas de comprimento a sesmaria ocupava no rio Trairi.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Data de Sesmaria
Fonte: Datas de sesmarias. Fortaleza: Typographia Gadelha, 1926. v.6. p.156-157.
Data de concessão: 19/08/1718
Autoridade: Capitão Mor
Nome da autoridade: Manuel da Fonseca Jaime
Passou pelo escrivão: Manuel Homem da Silva
Despacho farovável: Sim
Nome do escrivão do despacho: Manuel Homem da Silva
Observação registro provedoria: * O escrivao, Manuel Homem da Silva, informou ao capitao mor, Manuel da Fonseca Jaime, em 18/08/1718, que as terrras solicitadas pelos suplicantes, Joao Fernandes e Manuel Rabelo, no rio Frecheiras, haviam sido doadas em 15/01/1707 a Custodio Mendes mas que nao constava que as havia povoado, e as terras que os suplicantes alegaram pertencerem ao padre Filipe Pais Barreto (CE 0195; o sesmeiro recebeu mais tres concessoes: CE 0154, CE 0175, CE 0379), deveriam ser registradas em um prazo cujo tempo restante era o de quatro meses, segundo o livro da ordenacao, capitulo 42. Dessa forma, se o Padre Filipe Paes Barreto nao registrasse as terras que estavam em sua posse em quatro meses, este teria sua concessao prescrita, e alem disso, havia uma ordem regia na qual era determinado que nao fossem doadas terras aos missionarios. * Na carta nao consta o dia e o mes da data de registro, apenas o ano foi especificado.

Registros

Número 1
Data de concessão: 17/19/0000
Local: NA
Livro: das Datas da Capitania do Ceara
Escrivão: Antonio Alvares da Silva

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (2)

Nome: Manuel Rabelo

Nome original: Manoel Rabello
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu tres concessoes. Tres no rio Trairi, uma em 1717 (CE 0396), uma em 1718 (CE 0393) e outra tambem em 1718 (CE 0460).
* Nas cartas CE 0393 e CE 0396, o sesmeiro consta como morador na capitania do Ceara. * Nas cartas CE 0393, CE 0396 e CE 0460, o sesmeiro nao constava com ocupacoes. * Nas cartas CE 0393,CE 0396 e CE 0460, o sesmeiro solicitou terras na capitania do Ceara.

Nome: Joao Fernandes

Nome original: Joao Fernandes
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu uma concessao, no rio Trairi, em 1718 (CE 0460).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex