Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 20/01/1718

Justificativas

Alegou serem as terras devolutas por não terem sido aproveitadas pelo antigo sesmeiro
Era morador(a) da Capitania
Não tinha terras para a criação de gado
Pretendia aumentar as rendas reais
Solicitou as terras para si e seus herdeiros
Tinha gado cavalar
Tinha gado vacum
Observações:

* Os suplicantes Antonio Teixeira de Borba e Manuel Teixeira Casado, alegaram que as terras solicitadas pertenceram a Francisco Alves Bastos (CE 0152; este sesmeiro recebeu mais duas concessoes: CE 0068 e CE 0231) e a Josefa de Sousa (CE 0152; esta sesmeira recebeu outra concessao: CE 0288), os quais nao povoaram as terras nos termos da lei, e por haver passado oito anos sem que houvessem povoado, o titulo da data de sesmaria foi prescrito. * Os suplicantes alegaram que era necessario o aproveitamento das terras prescritas para o aumento dos dizimos reais. * Os suplicantes solicitaram as terras com as mesmas dimensoes e confrontacoes que haviam sido concedidas aos seus antigos possuidores.

Sesmarias

Localidade: Riacho Catu
Ribeira: do Ceara
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 2
Solicitam mesma medida: Não
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Rio Mal Cozinhado
Confrotante Sul Rio Pacoti
Confrotante Leste Estrada Real
Confrotante Leste Manuel da Costa Barros
Confrotante Oeste Rio Choro
Limites

A sesmaria requerida possuia tres leguas de comprimento com uma legua de largura, no riacho Catu, o qual ficava entre os rios Mal Cozinhado e Pacoti, confrontando com a estrada real que vai de Aquiraz, da casa de telha do defunto Manuel da Costa Barros (este sesmeiro possuia tres sesmarias: RN 0056, CE 0022 e CE 0076; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta, CE 0373), ate o rio Choro.

Observações:

* Os suplicantes Antonio Teixeira de Borba e Manuel Teixeira Casado, alegaram que as terras solicitadas pertenceram a Francisco Alves Bastos (CE 0152; este sesmeiro recebeu mais duas concessoes: CE 0068 e CE 0231) e a Josefa de Sousa (CE 0152; esta sesmeira recebeu outra concessao: CE 0288), os quais nao povoaram as terras nos termos da lei, e por haver passado oito anos sem que houvessem povoado, o titulo da data de sesmaria foi prescrito.
* O escrivao das datas Manuel Soares de Sousa, informou ao capitao mor Manuel da Fonseca Jaime, em 20/01/1718, que as terras solicitadas haviam sido concedidas no ano de 1706, e nao constavam como povoadas no termo da lei, portanto poderiam ser doadas.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o rio Mal Cozinhado confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal norte.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o rio Pacoti confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal sul.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual a estrada real e a casa de telha de Manuel da Costa Barros (este sesmeiro possuia tres sesmarias: RN 0056, CE 0022 e CE 0076; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta, CE 0373) confrontavam com as terras solicitadas. Desta forma foi atribuido o ponto cardeal leste.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o rio Choro confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal oeste.
* As informacoes dos limites foram retiradas da data de sesmaria de Frencisco Alves Bastos e Josefa de Sousa, pois na carta CE 0373 nao constavam as informacoes especificas relativas a dimensao e confrontacao, mas os suplicantes haviam solicitado as terras da mesma forma que haviam sido doadas aos antigos possuidores.
* Na fonte "Datas de sesmarias. Fortaleza: Typographia Gadelha, 1926. v. 6. p. 159-160.", consta um segundo registro da data de sesmaria solicitada por Antonio Teixeira de Borba (CE 0373) e Manuel Teixeira Casado (CE 0373) no ano de 1718, que correspondiam as terras concedidas a Francisco Alves Bastos (CE 0152) e sua cunhada Josefa de Sousa (CE 0152), que por nao povoarem as terras nos termos da lei, tiveram seu titulo de data de sesmaria prescrito.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Data de Sesmaria
Fonte: Datas de sesmarias. Fortaleza: Typographia Gadelha, 1925. v. 6. p.22-23.
Data de concessão: 20/01/1718
Autoridade: Capitão Mor
Nome da autoridade: Manuel da Fonseca Jaime
Passou pelo escrivão: Manuel Soares de Sousa
Despacho farovável: Sim
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: * O escrivao das datas Manuel Soares de Sousa, informou ao capitao mor Manuel da Fonseca Jaime, em 20/01/1718, que as terras solicitadas haviam sido concedidas no ano de 1706, e nao constavam como povoadas no termo da lei, portanto poderiam ser doadas. * Na fonte "Datas de sesmarias. Fortaleza: Typographia Gadelha, 1926. v. 6. p. 159-160.", consta um segundo registro da data de sesmaria solicitada por Antonio Teixeira de Borba (CE 0373) e Manuel Teixeira Casado (CE 0373) no ano de 1718, que correspondiam as terras concedidas a Francisco Alves Bastos (CE 0152) e sua cunhada Josefa de Sousa (CE 0152), que por nao povoarem as terras nos termos da lei, tiveram seu titulo de data de sesmaria prescrito.

Registros

Número 1
Data de concessão: 0000-00-00
Local: NA
Livro: dos Registros das Datas da Capitania do Ceara, fls 151 - 152
Escrivão: Manuel Soares de Sousa

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (2)

Nome: Antonio Teixeira de Borba

Nome original: Antonio Teixeira de Borba
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Sim
Capitania onde pede
Capitania onde mora
NA - NA
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu duas concessoes. No rio Catu, em 1718 (CE 0373), e outra no riacho Poju, em 1718 (CE 0375).
* O sesmeiro consta como sacerdote do habito de Sao Pedro nas cartas CE 0373 e CE 0375.
* O sesmeiro consta como reverendo padre na carta CE 0375.

Nome: Manuel Teixeira Casado (CE 1)

Nome original: Manoel Teyxeira Cazado
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu uma concessao, no rio Catu, em 1718 (CE 0373).

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex