Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 29/01/1707

Justificativas

Era descobridor(a) das terras
Era morador(a) da Capitania
Solicitou as terras para si e seus herdeiros
Solicitou isenção de pagamento de pensão
Tinha gado cavalar
Tinha gado vacum
Observações:

NA

Sesmarias

Localidade: Paragem Limoeiro
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Manuel de Gois
Confrotante Norte Rio Curu
Confrotante Sul Joao Alves da Rocha
Confrotante Leste Manuel de Sousa
Confrotante Leste Siupe
Confrotante Oeste Antonio de Sousa Leal
Limites

A sesmaria requerida possuia uma legua em quadra no corrego das Aningas e uma legua em quadra no corrego Lagoa Grande, os quais ficavam entre as terras de Manuel de Gois (este sesmeiro possuia tres concessoes: CE 0011, CE 0016 e CE 0036, mas acredita-se que nenhuma delas corresponda a referida nesta carta, CE 0201) e do padre Joao Alves da Rocha (CE 0196, este sesmeiro recebeu outra concessao: CE 0212) no rio Curu e entre as terras de Manuel de Sousa (existe um homonimo na Plataforma SILB, mas pela distancia temporal e pela diferenca nas localidades acredita-se que nao sejam o mesmo individuo) e do padre Antonio de Sousa Leal (CE 0184) no Siupe. O suplicante Antonio da Costa Travassos, especifica que um dos corregos vinha do sitio Peixoto (nao consta quem ocupava o sitio) e o outro vinha do Siupe, e juntavam-se na paragem Limoeiro, por fim desaguando no rio Curu.

Observações:

* O escrivao das datas, Crispim de Sousa Crespo, informou ao capitao mor, Gabriel da Silva Lago, em 30/01/1707, que as terras solicitadas nao constavam nos livros das datas como concedidas, exceto se por outro nome, ou por clausulas (acredito que esteja se referindo ao caso de existirem clausulas proibindo a concessao das terras), portanto as terras poderiam ser doadas.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual Manuel de Gois (este sesmeiro possuia tres concessoes: CE 0011, CE 0016 e CE 0036, mas acredita-se que nenhuma delas corresponda a referida nesta carta, CE 0201) confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal norte.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o rio Curu confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal norte.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o padre Joao Alves da Rocha (CE 0196, este sesmeiro recebeu outra concessao: CE 0212) confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal sul.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual Manuel de Sousa (existe um homonimo na Plataforma SILB, mas pela distancia temporal e pela diferenca nas localidades acredita-se que nao sejam o mesmo individuo) confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal leste.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o Siupe confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal leste.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o padre Antonio de Sousa Leal (CE 0184) confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal oeste.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: NA
Fonte: Data de Sesmarias. Fortaleza: Typographia Gadelha, 1925. v. 4. p. 28-30.
Data de concessão: 31/01/1707
Autoridade: Capitão Mor
Nome da autoridade: Gabriel da Silva Lago
Passou pelo escrivão: Crispim da Sousa Crespo
Despacho farovável: Sim
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: * O escrivao das datas, Crispim de Sousa Crespo, informou ao capitao mor, Gabriel da Silva Lago, em 30/01/1707, que as terras solicitadas nao constavam nos livros das datas como concedidas, exceto se por outro nome, ou por clausulas (acredito que esteja se referindo ao caso de existirem clausulas proibindo a concessao das terras), portanto as terras poderiam ser doadas.

Registros

Número 1
Data de concessão: 1707-01-31
Local: Vila de Sao Jose de Ribamar (Aquiraz)
Livro: do Registro da Capitania do Ceara
Escrivão: Crispim de Sousa Crespo

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Antonio da Costa Travassos

Nome original: Antonio da Costa Travasos
Estado civil: NA
Conjuge: NA
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
CE - Ceará
Capitania onde mora
CE - Ceará
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu apenas esta concessao, na paragem Limoeiro, em 1707 (CE 0201). * Na carta CE 0201, nao aparece a ocupacao do sesmeiro. * Na carta CE 0201, o sesmeiro consta como morador da capitania do Ceara.

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex