Logo

Informações sobre a sesmaria


Requerimento

Tipo de requerimento: Concessão
Data do requerimento: 14/10/1719

Justificativas

Alegou que já ocupava a terra requerida
Alegou que não prejudicaria a terceiros
Era morador(a) da Capitania
Pretendia aumentar as rendas reais
Solicitou as terras para si e seus herdeiros
Observações:

* O suplicante Pedro da Rocha Franco alegou que havia comprado as terras solicitadas na ribeira da timona, as quais haviam pertencido a dona Inacia Machado (esta sesmeira possuia tres sesmarias: CE 0170, CE 0182 e CE 0183; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta, CE 0113), dona Ines Pacheco (esta sesmeira possuia tres sesmarias: CE 0170, CE 0182 e CE 0183; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta, CE 0113) e a sua mulher Vitoria Rodrigues da Camara (esta sesmeira possuia tres sesmarias: CE 0012, CE 0170 e CE 0182; mas, nao foi possivel identificar se alguma delas corresponde a referida nesta carta, CE 0113). * O suplicante alegou que possuia todos os titulos necessarios referente as compras. * O suplicante alegou que as terras haviam sido povoadas por seus antepassados. * O suplicante alegou que estava de posse real e atual das terras a muitos anos sem embargo nem contradicao de pessoa alguma. * O suplicante solicitou novo titulo de data de sesmaria das terras, com as confrontacoes que haviam sido solicitadas pelos antigos hereos ou pelos seus procuradores, que era: comecando do primeiro poco de agua doce para cima, correndo pelo rio Timona ate confrontar com a serra Ibuanacu, o que totalizava aproximadamente sete leguas. * O suplicante alegou que as terras eram "montuozas" (acredita-se que o suplicante quis dizer que as terras eram irregulares, montanhosas), e por isso solicitou todas as vertentes do pe da serra Ibuanacu. * O suplicante solicitou as terras para si e para seus herdeiros, seu filho Antonio da Rocha da Camara.

Sesmarias

Localidade: Rio Timona
Ribeira: NA
Area (hectáre): NA NA hectares
Total sesmeiros solicitam esta terra: 1
Solicitam mesma medida: NA
Total área (hectare): NA
Confrotante Norte Serra Ibuanacu
Confrotante Sul Poco de Agua Doce
Limites

A sesmaria requerida comecava no primeiro poco de agua doce e ia para cima, correndo pelo rio Timona ate confrontar com a serra Ibuanacu, o que totalizava aproximadamente sete leguas.

Observações:

* O escrivao das datas Antonio Alves da Silva, informou ao capitao mor Salvador Alvares da Silva, em 16/10/1719, que nos livros constam as terras que o suplicante Pedro da Rocha Franco solicitou, concedidas as pessoas mencionadas na declaracao do suplicante e com as confrontacoes que o suplicante alegou.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual a serra Ibuanacu confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal norte.
* Na carta, nao consta a direcao pela qual o poco de agua doce confrontava com as terras solicitadas. Desta forma, foi atribuido o ponto cardeal sul.

Exigência

Nenhum exigência.

Deferimento

Deferimento: Sim
Forma de deferimento: Data de Sesmaria
Fonte: Datas de sesmarias. Fortaleza: Typographia Gadelha, 1926. v.6. p.151-153.
Data de concessão: 16/10/1719
Autoridade: Capitão Mor
Nome da autoridade: Salvador Alvares da Silva
Passou pelo escrivão: Antonio Alves da Silva
Despacho farovável: Sim
Nome do escrivão do despacho: NA
Observação registro provedoria: * O escrivao das datas Antonio Alves da Silva, informou ao capitao mor Salvador Alvares da Silva, em 16/10/1719, que nos livros constam as terras que o suplicante Pedro da Rocha Franco solicitou, concedidas as pessoas mencionadas na declaracao do suplicante e com as confrontacoes que o suplicante alegou.

Registros

Número 1
Data de concessão: 0000-00-00
Local: NA
Livro: dos Registros das Datas da Capitania do Ceara, fls 145v - 146v
Escrivão: Antonio Alves da Silva

Imagens

  • Nenhuma imagem cadastrada.

Sesmeiros (1)

Nome: Pedro da Rocha Franco

Nome original: Pedro da Rocha franco
Estado civil: NA
Conjuge: Vitoria Rodrigues da Camara
Genero: Masculino
Filiacao: NA
Indio: Não
Sesmeiro pai: Não
Morador capitania: Não
Capitania onde pede
Capitania onde mora
Clero secular: Não
Ordem religiosa: Não
Ocupação:

Nenhuma ocupação cadastrada

Observações:

* O sesmeiro recebeu tres concessoes: uma no riacho do Tapiu, em 1717 (CE 0370); uma no rio Timona, em 1719 (CE 0113); e uma no rio Camocim, em 1723 (CE 0834).
* Na carta CE 0113 e CE 0834, a ocupacao do sesmeiro aparece como comissario geral.
* Na carta CE 0370, a ocupacao do sesmeiro aparece como comissario geral da cavalaria.
* Nas cartas CE 0113, CE 0834 e CE 0370, o sesmeiro consta como morador da capitania do Ceara.

Ufrn Ufpa Usp Ufba
Cnpq Ppg Propesq Proex